Geral, Opinião, Política

Análise do debate para a Prefeituta de Porto Alegre na Band TV

/ /

No último debate de TV promovido pela Band, pudemos perceber o quanto os ânimos estão acirrados entre os dois candidatos que disputam a prefeitura de Porto Alegre. A troca de farpas e ironias deu o tom do debate. Para os eleitores ficou faltando clareza em relação à forma como os problemas da cidade serão enfrentados, de onde sairão os recursos, como as ações serão implementadas.

Melo se apresentou como o candidato empreendedor e resolvedor de problemas, mas manteve a dificuldade em descolar dos erros da prefeitura, como quando falou que enfrentaria a questão da papelada excessiva e da burocracia para se abrir um negócio, gerar emprego e renda. Marchezan se posicionou como o candidato da mudança necessária, com foco em saúde, segurança e emprego. Durante todo o debate fez questão de destacar que Melo é a continuidade da atual gestão e que, por isto, não conseguirá fazer o que é preciso.

Vendo este primeiro debate na TV ficamos com a sensação de que a eleição será eletrizante. O desejo de mudança na forma como a gestão da cidade tem sido conduzida se traduziu nos números de chegada neste segundo turno. Daqui pra frente teremos uma comparação de personalidades, de capacidades e de projetos de gestão. É uma grande oportunidade para os dois candidatos mostrarem no que são diferentes e o que suas experiências distintas na vida pública podem trazer de melhor para a cidade.