Fernanda Barth presta contas sobre agendas em Brasília

“Porto Alegre está no foco da assistência social e do Governo Federal, basta que apresentemos projetos, que tenhamos técnicos para enviar a Brasília e, assim, recebermos infraestrutura, recursos e capacitação. Estamos felizes de ver que existe a intenção de ambos os lados para estreitar relações e que as portas estão abertas”.

Foi assim que a vereadora Fernanda Barth (PRTB) destacou, na sessão plenária desta quarta-feira (27/10), os principais objetivos das agendas que cumpriu em Brasília no início da semana, oportunidade em que manteve reuniões junto à Secretaria Nacional de Desenvolvimento Cultural e aos Ministérios da Cidadania e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As duas últimas pautas contaram com as presenças do vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, Ubiratan Sanderson, e da Presidente da FASC, Cátia Lara Martins.

No Ministério da Cidadania, foi solicitado apoio para a implantação do 10° Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) em Porto Alegre, que irá fortalecer a rede de atendimento às comunidades do Bairro Humaitá e região das Ilhas. A FASC hoje tem 10 anos de implantação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), com 22 CRAS e 9 CREAS. Também foi feito o pedido para reforma do Prédio da FASC e de alguns CREAS e CRAS. “Junto à Secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, que integra o Ministério, também solicitamos agilidade no andamento de projetos esportivos que recebem incentivo”, afirmou a parlamentar.

Em audiência no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foi debatida a possibilidade de parcerias junto às secretarias que integram o Ministério, em busca de capacitação, desenvolvimento e fortalecimento da rede de assistência social em Porto Alegre. “Essa agenda partiu de muitas definições dentro da Frente Parlamentar de Combate à Violência contra Crianças e Proteção à Infância para, justamente, fortalecer essa rede de proteção. “Ficou combinado que o Ministério fará ofício solicitando à prefeitura o envio de um grupo de técnicos das áreas afins, para que passem em Brasília fazendo uma série de capacitações. Já temos autorização do Ministério para expandir a rede de proteção e isso irá acontecer”.

Com o Secretário Nacional de Desenvolvimento Cultural, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Endrigo de Vargas, Fernanda relatou que a pauta foi sobre projetos e equipamentos culturais para Porto Alegre e para o Estado. “Tratamos, ainda, da captação de recursos para levarmos iniciativas para a cidade, que hoje estão paradas por falta de recursos. Posso enviar aos colegas cópia de Cartilha Parlamentar que recebi, que trata de tudo relativo à cultura e turismo e como os recursos podem ser acessados se houver interesse do município”, finalizou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

Acompanhe a
Fernanda barth

Receba em primeira mão todas as novidades da
Fernanda Barth no seu e-mail.

  • Faça parde do grupo no WhastApp