A capital do Rio Grande do Sul está se encaminhando para ser destaque no cenário nacional pela sua em Economia Azul, uma abordagem econômica que busca explorar de forma sustentável os recursos aquáticos. Com sua localização privilegiada às margens do Rio Guaíba, a cidade tem adotado medidas estratégicas para promover o desenvolvimento econômico, ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente. A Economia Azul abrange uma série de setores econômicos relacionados aos oceanos, como turismo e esporte náutico, transporte hidroviário, energia renovável e biotecnologia. O potencial para a expansão dessas áreas em Porto Alegre é uma alternativa que visa proporcionar aos porto-alegrenses um futuro próspero e sustentável.
A preservação dos recursos aquáticos é uma prioridade para Porto Alegre. A cidade já tem implementado políticas de gestão eficientes, como a revitalização da Orla do Guaíba e 4 Distrito. Além disso, a conscientização e valorização ambiental tem sido estimulada por meio de campanhas educativas e parcerias entre a prefeitura, a sociedade civil e os setores públicos e privados.
É hora de avançar nas oportunidades em setores como turismo e esporte náutico, transporte hidroviário, reconhecendo a importância de preservar e aproveitar de forma responsável a nossa Orla do Guaíba. Ao investir em Economia Azul, se promove a geração de empregos e oportunidades para a população, impulsionando a inovação tecnológica e a diversificação da mobilidade e economia.
A reunião de abertura da Frente Parlamentar da Orla do Guaíba acontecerá dia 27 de junho, às 16h, no salão Adel Carvalho, na Avenida Loureiro da Silva, 255, em Porto Alegre.