A Câmara Municipal de Porto Alegre entrega na próxima sexta-feira, 08, o Título Cidadão de Porto Alegre ao promotor de justiça Eugênio Amorim. A proposição é da vereadora Fernanda Barth (PL). A homenagem tem o objetivo de reconhecer a atuação de Amorim na defesa da justiça e do Estado de Direito.
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/RS, é Promotor de Justiça desde 1991 atuando no Ministério Público. Possui mais de 1.500 plenários realizados. Ao longo dessas três décadas acumula experiências de destaque no sistema de justiça criminal do estado. Liderou importantes investigações e processos que resultaram em avanços significativos para a justiça. Em sua vasta experiência passou pelas Comarcas das cidades de Crissiumal, Farroupilha, Soledade, Camaquã, Mostardas, Palmares do Sul. Além de trabalho nos Júris das cidades de Novo Hamburgo e Porto Alegre. Atualmente tem atuação no IV Tribunal do Júri da Capital, na Vara de Feminicídios. É especialista em Direito Penal e Processo Penal pela FMPRS e professor do Curso Estratégias e Segredos do Tribunal do Júri. Também é ex-conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.
O seu compromisso com a ética e promoção da justiça, com ampla atuação no município de Porto Alegre justifica a proposição da honraria. A solenidade acontece no Plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal de Porto Alegre, a partir das 19h.